terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Argo - Hollywood na Alta Espionagem


Autor: Mendez, Antonio
Baglio, Matt
Categoria: Biografia, Autobiografia, Memórias
Editora: Intrinseca
Publicação: 2012
Páginas: 256



Sinopse

Em 4 de novembro de 1979, os funcionários da embaixada dos Estados Unidos em Teerã são surpreendidos pela invasão de um grupo de militantes, que faz 53 reféns. Em meio à confusão, seis diplomatas conseguem escapar e encontram refúgio na residência do embaixador do Canadá. Mas Tony Mendez, especialista em disfarces da CIA, sabe perfeitamente que é apenas uma questão de tempo até que sejam encontrados. Para retirá-los do país, ele concebe um plano muito arriscado, digno de cinema. Disfarçando-se de produtor de Hollywood e apoiado por um elenco de agentes secretos, falsificadores e especialistas em efeitos especiais, Mendez viaja para Teerã a pretexto de encontrar a locação perfeita para um falso filme de ficção científica chamado Argo. Neste livro, ele revela todos os detalhes da complexa operação que aliou o alto escalão de Hollywood ao mundo da espionagem.


                                                                         *

Às vésperas da maior premiação do cinema, o filme dirigido e estrelado por Ben Affleck ganha cada vez mais espaço e já é um dos favoritos a receber a estatueta de melhor filme. Ben Affleck filmou a história de Antonio Mendez, um especialista em exfiltração contratado pela CIA que, em 1979, é convocado para participar do resgate dos seis diplomatas que conseguiram escapar dos militantes iranianos no Teerã, que fizeram todos os funcionários da Embaixada Americana de reféns e foram responsáveis por uma grande crise. A história da operação Argo também é contada pelo próprio Antonio Mendez no livro homônimo, disponível nas livrarias desde 2012.


Em 4 de novembro de 1979, sob um clima extremamente tenso, o prédio da Embaixada Americana é invadido por militantes iranianos que imediatamente fazem todos de refém. Seis diplomatas conseguem escapar antes da invasão e conseguem se esconder na residência do embaixador do Canadá, porém com a certeza de que precisam voltar para os Estados Unidos o mais rápido possível, antes que sejam encontrados e assassinados pelos iranianos.


Nos Estados Unidos, a CIA busca incessantemente uma solução para trazer os seis diplomatas de volta e convocam o especialista em exfiltração Antonio Mendez. Nenhum dos planos discutidos parece viável, mas Tony encontra uma solução incomum. A ideia é convencer as autoridades de Teerã, de que Tony e sua equipe buscam locações para filmar uma nova superprodução cinematográfica de Hollywood e sair do país com os diplomatas escondidos. O sucesso deste plano depende de muitos fatores, inclusive executá-lo antes que os iranianos descubram os fugitivos e Tony deve pensar em todos os detalhes para que nada dê errado.


É, sem dúvida, uma história tensa, de tirar o fôlego, porém verídica. São muitos os riscos a que todos estão expostos e muitas chances de dar tudo errado. O filme dirigido e estrelado por Ben Affleck, premiado diversas vezes e um dos principais concorrentes ao Oscar de melhor filme, apenas abriu o caminho para que o livro seja um Best-Seller.


2 comentários:

Matheus Frizon disse...

Sou doido pra ler esse livro, mas como tem muitos na frente dele, acabo que deixando de lado, bem, quem sabe agora não leio? Adorei a resenha.

inthebookworld.blogspot.com
Matheus.

Ana Carvalho disse...

Olá Matheus!
Vale a pena! A história é de tirar o fôlego!
Estamos seguindo o seu blog!
Obrigada!!

Postar um comentário

Para sugestões e contato, envie-nos um comentário.