sábado, 5 de janeiro de 2013

Adorável Heroína



Adorável HeroínaNome do Autor: Michel Hingson e Susy Flory
Título original:  Thunder Dog: The True Storyof a Blind Man 
Categoria: Literatura estrangeira/ Biografia e Memórias
Nome da editora: Universo dos Livros
Ano de publicação: 2012
Número de páginas: 232

Sinopse


"Nenhum alarme soou no 78o andar da Torre Norte do World Trade Center
e ninguém sabia o que tinha acontecido às 8h46 do dia 11 de setembro de 2001 – uma manhã que teria sido de um dia normal de trabalho para milhares de pessoas. Cego desde o nascimento, Michael também não via nada naquele dia, mas conseguia ouvir os sons de vidro estilhaçado, destroços caindo e pessoas
aterrorizadas se reunindo em torno dele e de sua cão-guia. No entanto, Roselle permaneceu calma ao seu lado.Naquele momento, Michael escolheu confiar nos julgamentos de sua cachorra e não entrar em pânico. Eles eram uma equipe. Adorável heroína possibilita ao leitor entrar no World Trade Center segundos após o ataque para vivenciar a experiência de um homem cego e de sua amada cão-guia na luta pela sobrevivência."


Resenha
Em Adorável Heroína o narrador é Michael Hingson. Ele conta sua história e mostra como seu cão guia Roselle o ajudou a sobreviver aos atentados de 11 de setembro. Michael é cego desde que nasceu e nunca levou isso como problema, seus pais o criaram para viver como uma pessoa com total capacidade de enxergar e ele aprendeu a levar a vida assim.  Foi dono de vários cães guia, mas Roselle era especial. Em meio aos acontecimentos de 11 de setembro, Michael mescla histórias de sua vida, da infância até a vida adulta, mostrando que pessoas com deficiência visual podem fazer tudo. E ele mostra em cada acontecimento que sim, é possível um deficiente visual viver como uma pessoa normal.
Essa história real narrada por quem esteve lá no momento do atentado e nos leva a vivenciar o papel do narrador. A cada momento você se vê cego tentando salvar-se de algo que nem tem ideia do que seja só sabe que precisa sair de lá e rápido.
Sobre o atentado de 11 de Setembro, se fosse para escrever o que se passou e somente isso dariam no máximo 8 páginas, porque o restante do livro se limita a vida do autor. O livro em, si é bom, mas te deixa nervosa, pois a todo o momento o autor começa a narrar fatos que não tem a ver com como ele saiu da torre.  Você precisa ler e ler mais para matar essa curiosidade. Ao terminar o livro você se vê com muitas informações sobre o mundo dos deficientes visuais. Acredito que a verdadeira intenção do autor foi mostrar ao mundo que ele e tantos outros que não enxergam são pessoas como qualquer um de nós.  É um livro que além de passar toda a vivencia de um sobrevivente, ainda dá uma lição de moral na sociedade em que vivemos.
Se vale a pena ler? Sim, vale a pena, pois te trás um aprendizado para a vida. Mas quem comprou o livro porque adora histórias de cachorros (como eu) não se empolguem muito. Ele fala bastante do treinamento e de seus cães guias, mas não tanto a ponto de ser uma história totalmente baseada em cachorros.




Um comentário:

Guilherme Faquini disse...

Emocionante. Uma linda história de amor entre o homem e um animal.

Postar um comentário

Para sugestões e contato, envie-nos um comentário.