quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Guia Politicamente Incorreto da Filosofia

Autor: Pondé, Luiz Felipe
Categoria: Filosofia
Editora: Leya Brasil
Publicação: 2012
Páginas: 224

Sinopse

“O Guia Politicamente Incorreto da Filosofia”, de Luiz Felipe Pondé, e o terceiro da coleção Politicamente Incorreto. Nele, Pondé, com a ironia costumeira, desbrava a história do politicamente correto, através do pensamento de grandes filósofos, como Nietzsche, Darwin, o escritor Nelson Rodrigues, entre outros. “Para os defensores do politicamente correto, tudo é justificado dizendo que você é pobre, gay, negro, índio, ou seja, algumas das vítimas sociais do mundo contemporâneo. Não se trata de dizer que não há sofrimento na história de tais grupos, mas sim dos exageros do politicamente correto em querer fazer deles os proprietários do monopólio do sofrimento e da capacidade de salvar o mundo. O mundo não tem salvação”. Dividido por temas, a obra se baseia em conceitos defendidos por grandes filósofos do mundo inteiro para abordar assuntos como capitalismo, religião, mulheres, instintos humanos, preconceito, felicidade e covardia. Se até o aeroporto se tornou um churrasco na laje, o futuro mais otimista para o mundo é ser brega. “Guia Politicamente Incorreto da Filosofia” não é um livro sobre a história da filosofia, mas sim um ensaio sobre a filosofia do cotidiano. Luiz Felipe Pondé, o pecador irônico, confessa uma mentira moral e universal na sociedade: o politicamente correto. Porque no fundo, você sabe que também achou graça na piada do seu amigo.

*

Luiz Felipe Pondé é filósofo, formado em importantes instituições de São Paulo, Paris e Tel-Aviv, professor atuante nas melhores universidades de São Paulo e colunista de um dos maiores jornais do país. Neste ensaio muito bem humorado, ele usa a ironia como elemento essencial. A ideia é fazer o leitor se reconhecer em diversas situações da vida cotidiana e forçar uma reflexão sobre atitudes que nem sempre temos conscientemente, geralmente levados por um padrão de comportamento nem sempre adequado. Sua crítica é direta e afiada e o desenvolvimento das ideias é instigante e desafiador.

A proposta do Guia Politicamente Incorreto da Filosofia é trazer um diálogo entre situações cotidianas e conceitos filosóficos dos mais importantes filósofos da história da humanidade, considerando a visão “politicamente correta” que a nossa sociedade se apropriou na época da ditadura militar e teima em adotar até os dias de hoje. Para expor todo o perigo do conceito traiçoeiro do “politicamente correto”, o autor abusa da ironia como uma aliada para instigar o leitor a raciocinar, refletir, analisar uma situação antes de assumir uma postura hipócrita diante da sociedade.

Sem dúvida, é um choque de realidade, uma leitura necessária para quem busca ampliar sua visão de mundo e romper os limites estabelecidos por comportamentos predefinidos que acabam por restringir o desenvolvimento intelectual humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para sugestões e contato, envie-nos um comentário.