sábado, 2 de fevereiro de 2013

José Saramago

Meu primeiro contato com o escritor português José Saramago se deu por meio do livro Ensaio sobre a cegueira. Achei bem estranho a forma como ele escrevia, sem parágrafos, sem diálogos previamente indicados, simplesmente um texto reto. Mas a história do livro era tão envolvente que continuei a ler sem me preocupar com isso. Apesar de só ter tido contato com um único livro do escritor, já de primeira pude coloca-lo em minha redoma de escritores perfeitos. Conheça mais sobre Saramago e saiba quem é o escritor por trás da obra. 

José de Sousa Saramago nasceu no ano de 1922 em Azinhaga logo ao sul de Portugal. Saramago era auto ditada e trabalhava como serralheiro, mecânico, desenhista industrial e até gerente de produção em uma editora, antes de se aventurar pela literatura. Seu primeiro trabalho literário foi produzido em 1947 em Terra do pecado, porém ficou anos até lançar um segundo livro feito só de poemas em 1966. 
Em 1975 tornou-se o diretor adjunto de um jornal em Portugal chamado o Diário de Noticias. Mas foi a partir de 1976 que Saramago começou a viver de seus escritos, no começo ele apenas fazia trabalhos de tradução e depois começou como autor. Em 1980 lançou Levantando do Chão, um livro que alavancou sua carreira como escritor. Dois anos depois chega o romance Memorial do Convento para reafirmar todo o seu sucesso. 


Em 1991 Saramago publica O evangelho segundo Jesus Cristo, que foi censurado pelo governo de Portugal. Isso leva o escritor a exilar-se em Lanzarote nas ilhas canárias que pertencem à Espanha, local onde viveu até sua morte em 18 de junho de 2010. Ele foi o primeiro autor de língua portuguesa a receber o prêmio Nobel de literatura no ano e 1998. 


Livros de José Saramago publicados aqui no Brasil: 





4 comentários:

UMOblog disse...

Adoro Saramago, mas ainda não li muitos livros dele T.T espero poder ler muitos, pois ele era FODA \o/

Marli Carmen disse...

Oi, eu gosto de Saramago, ele tem uma maneira de escrever única..e os pensamentos do autor são realmente muito bem trabalhos para o papel.
O meu primeiro contato com o autor também foi através do livro Ensaio sobre a Cegueira..hehehe
Beijocas
http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

Bruna disse...

Umo Blog, pode ter certeza de que não irá se arrepender.... Ainda mais se ler Ensaio sobre a cegueira".Realmente recomendo. Obrigada por comentar...

Bruna disse...

Ensaio sobre a cegueira é um clássico já né... Um livro perfeito, super recomendado para quem já conhece ou ainda está por conhecer Saramago, esse grande gênio. Obrigada pela visita e pelo comentário Marli... xD Bjss

Postar um comentário

Para sugestões e contato, envie-nos um comentário.