segunda-feira, 13 de maio de 2013

Quantas metas você fez para esse ano?


Talvez umas 10 para esse ano, mais outras 5 do ano passado que não foram alcançadas. Às vezes você pensa "o problema é comigo, porque não consigo cumprir essas metas?" Já pensou que elas podem ser impossíveis para você nesse momento? Sim, isso acontece com mais frequência do que se imagina. Várias pessoas estipulam metas absurdas e quando chegam ao final do período, elas ainda estão lá, esperando para serem cumpridas.
Mas como fazer uma meta realista? Pense que a mudança do número do ano às vezes não é a mudança de sua vida. É engraçado como nós acreditamos que o ano seguinte será diferente, tudo novo, vida nova. Mas será que essa "vida nova" não pode acontecer agora? Por que adiar planos se eles podem ser feitos hoje? Então mãos na massa, ou melhor na caneta e no papel.

Listas resolvem problemas!

Acreditem, listas resolvem qualquer problema por mais organizado que você seja (até porque acho impossível alguém ser organizado sem uma lista, kkk). Existem listas para tudo e porque não para suas metas?
Exemplo básico com livros, se você quer ler 30 livros em 2013, ok.
Vejamos quantos livros você precisa ler por mês? Em que tempo você vai ler? (durante o trajeto do ônibus, nas horas vagas, aos finais de semana). E se bem nesse ano aparece algum contratempo e você começa a trabalhar mais ou estudar, com que tempo vai ler esses 30 livros? Tudo isso deve ser pensando quando as metas estão sendo colocadas no papel. Seria bem mais interessante cortar a meta original pela metade e se você conseguir atingi-la, acrescente mais livros a lista ao longo do ano. O importante é você conseguir alcançar essas pequenas metas impostas. Ficar se matando por uma meta que está bem longe de ser realizar, só faz você perder tempo e cabeça!

Metas de curto prazo, médio e longo prazo

Você também pode estabelecer metas com prazos diferentes, não necessariamente um ano mas o tempo que ela precisa ter para ocorrer. Faça listas separadas e dê tempo ao tempo, não atropele as coisas. Se você pode fazer algo hoje para eliminar da lista então vá até a lista de curto prazo e veja o que pode ser feito. Fazer metas absurdas de serem atingidas é o mesmo que empurrá-las com a barriga, além de te deixarem com uma sensação de incapacidade. Trabalhe por aquele objetivo mas saiba que não adianta fazer tudo em uma dia. Em um projeto grande, vale mais a pena ir construindo aos poucos do que atropelar tudo. Aí sim você terá certeza que foi bem feito.

Crie prioridades

Além de prazos você também pode criar prioridades. O que eu priorizo agora na lista de metas de curto prazo? Foque nelas e realize. Será um item a menos na lista. Saiba se organizar e logo suas metas reais serão atingidas. Não conte com a sorte, conte com esforço e trabalho. Sua lista de tarefas irá diminuir consideravelmente.

É confuso, mas dá certo. Organização é tudo, até mesmo para se fazer metas no Skoob com as leituras do ano. Não coloque mais livros do que você pode ler, leitura é prazer e não obrigação!
Abaixo vai uma lista que acredito que se fosse usada por nós, em três anos estaria, no mínimo, parecida, kkkkk
Tudo que está em preto são metas de 2011.
Tudo que está em vermelho são metas para 2012.
Tudo que está em azul são metas para 2013.

Veja como as metas mudam de acordo com a realidade. Colocar coisas impossíveis é o mesmo que se enganar. É engraçado e vale a pena ler!






4 comentários:

Carol disse...

Não costumo traçar metas.
Essa ano prometi pra mim mesma que seria O ANO DA MINHA VIDA!!
Até agora nada de interessante aconteceu. #frustração
Sobre minhas leituras eu sempre tenho um ritual de quantidades por mês. É raro ler pouco.

Gostei da postagem!

bjus
terradecarol.blogspot.com

Bruna disse...

Eu também viu Carol, comecei o ano pensando que tudo seria diferente, mas ai com o passar dos meses vemos que as coisas não mudam para melhor tão facilmente.
Então decidi não mais esperar o próximo ano para mudar, em começar a trabalhar hoje mesmo para as coisas acontecerem, e espero que assim de mais certo kkk
Eu faço coleção de metas quebradas viu, espero que o artigo ajude quem precisa de dicas para se organizar melhor.
Sucesso para nós, obrigada pela visita.
Beijosss

Carol Sophie disse...

Não costumo criar metas pelo simples fato de que raramente consigo cumpri-las. O post ficou bem legal, por sinal

Beijos
fromafallenangelsheart.blogspot.com

Bruna disse...

Sim muitas vezes ficamos desiludidas com nossas próprias metas, eu quem o diga viu kkkk Mas sempre recorro a elas, quem sabe consigo cumpri-las um dia kkk
Obrigada pela visita Carol...

Postar um comentário

Para sugestões e contato, envie-nos um comentário.