quinta-feira, 25 de abril de 2013

Mensalão


Título: Mensalão 
Autor: Villa, Marco Antonio
Categoria: História do Brasil
Editora: Leya Brasil
Publicação: 1ª Edição, 2012 
Páginas: 392

Sinopse
Esta obra se propõe a apresentar o desenrolar do escândalo e o julgamento dos envolvidos no caso de corrupção da história política brasileira. O ano era 2005 e o governo de Luis Inácio Lula da Silva. No dia 15 de maio, o povo brasileiro descobriu um novo jargão - 'mensalão'. Um vídeo amador vazou na mídia mostrando Mauricio Marinho, um alto funcionário dos Correios, recebendo propina em troca de favorecimento político, que segundo ele, era coordenado pelo até então deputado federal, pelo PTB, Roberto Jefferson. Este, um showman de primeira linha, conseguiu reverter o quadro, e de facilitador do esquema, virou um defensor da justiça e denunciou os envolvidos numa rede de pagamentos de mesadas em troca de apoio político, que segundo ele, partia de homens fortes ligados ao presidente Lula. Entravam na dança José Dirceu, ministro da Casa Civil e braço direito do presidente, José Genuíno, presidente nacional do PT, Delúbio Soares, tesoureiro do partido e Marcos Valério, um publicitário que, segundo o autor deste livro, aparentemente era o homem do dinheiro do esquema. Depois de anos de discursos inflamados, discussões, cassações, choro e desabafo, essa história chegou ao fim. Os principais envolvidos no 'projeto criminoso de poder' de 'macrodelinquência governamental', nas palavras do decano do STF , o ministro Celso de Mello, foram condenados.
*
O julgamento mais polêmico do país foi relatado pelo historiador Marco Antonio Villa em seu livro Mensalão. O historiador acompanha sessão por sessão do julgamento e expõe as artimanhas jurídicas dos defensores dos maiores corruptos da história do governo brasileiro. 

Na primeira parte do livro, o leitor obtém um apanhado geral da estrutura do julgamento: as denúncias, as provas, quem eram os réus e quais eram as acusações. Na segunda parte do livro, o leitor participa do desenvolvimento das discussões.

O julgamento, segundo a ótica do autor, foi recheado de momentos de pura falácia com filosofia inoportuna e poesia desnecessária. Profissionais da lei empenhados em distorcer, manipular e corromper provas incontestáveis a fim de desqualificar o trabalho dos juízes e dos verdadeiros defensores da ordem pública.

Ler este livro é uma ótima oportunidade de distinguir um bom profissional de um mau profissional, identificar as estratégias para atrasar as sessões, tentativas de manipulação dolosa das leis em favor dos infratores e até mesmo intimidação como técnica para obter o resultado desejado, como se um julgamento fosse um jogo de azar digno de apostas. É, definitivamente, um livro indispensável na estante de qualquer brasileiro. Leia, compreenda, identifique as tentativas de desvirtuar a política no Brasil e posicione-se!

3 comentários:

Ingrid Joyce disse...

Oie, tudo bem?
To seguindo seu blog super fofo.
Adorei suas resenhas *-*
se der como retribuir o favor ficaria mto grata
sonholiterario.blogspot.com

Juliana Erdmann disse...

Olá,passa la no blog tem uma Tag bem legal pra ti ;))
http://melanciapink.blogspot.com.br/2013/05/tag11-coisas.html
Beijo ;**

Ana Carvalho disse...

Olá, meninas!
Obrigada pela visita e pelos comentários!
Já estamos seguindo vocês!
Beijos! ;)

Postar um comentário

Para sugestões e contato, envie-nos um comentário.