domingo, 14 de abril de 2013

Sobre a Política no Brasil


Quer entender melhor a política no nosso país? Então leia! É, não tem segredo. Para formar a sua opinião sobre algo tão complexo que é a política no Brasil, você precisa de muita informação, e informação limpa, desinteressada, imparcial, comprometida apenas com a verdade. A probabilidade de encontrar esse tipo de informação em livros publicados por professores, filósofos, historiadores ou mesmo estudiosos é bem maior do que nos meios de comunicação de massa tecnicamente manipuláveis. Nesse momento, você como cidadão tem uma importante escolha em suas mãos.

As livrarias precisaram se reorganizar rapidamente para montar vitrines atraentes para receber os diversos títulos que tratam do momento político-social que o Brasil vive e se intensificou nos últimos dois anos. Para te ajudar na escolha, trouxemos as sinopses de alguns títulos em destaque nas livrarias de São Paulo:

País dos Petralhas II – Reinaldo Azevedo (2012) 
Sinopse: Esta obra reúne artigos e ensaios publicados pelo autor em seu blog. Os textos procuram abordar criticamente algumas questões brasileiras (e mundiais) do início do século XXI - aborto, religião, homossexualismo, o poder de Lula e o governo Dilma, o papel da oposição no país, Bolsa Família, 'Comissão da Verdade', segurança pública, racismo e cotas raciais, ambientalismo e código florestal, 'marcha da maconha' e discriminação das drogas, Obama (EUA), Israel, Palestina e a 'Primavera Árabe', dentre outros temas.





Brasil em Alta – Larry Rohter (2012)
Sinopse: O jornalista norte-americano Larry Rohter discorre neste livro sobre a história, a economia, o povo, os costumes, a terra, os recursos naturais, a cultura e a política do Brasil, com especial destaque para as mudanças que, no final do século XX e no início do século XXI, transformaram um país agrícola, arruinado pela hiperinflação e pela ditadura militar, numa potência industrial e uma das principais economias do mundo.



Honoráveis Bandidos – Palmerio Doria (2012)
Sinopse: Nesta obra, o autor conta a história do surgimento, enriquecimento e tomada do poder regional pela família Sarney, no Maranhão, e o controle do Senado pelo patriarca que virou presidente da República por acidente e beneficiou amigos e parentes.


Corrupção: Mostra a sua Cara – Marco Morel (2012)
Sinopse: Um mergulho nas histórias do Brasil - mares de lama, vassouras e escândalos. A corrupção em suas entranhas antigas e modernas. Para tratar do tema considerado pelo autor como espinhoso, Marco Morel utiliza o que ele chama por arte brasileira - rir para não chorar. E ainda busca consolar, mostrando que nem tudo está perdido ao dedicar o último capítulo a heróis - os incorruptíveis. Segundo o autor, mesmo tendo a chance de se beneficiarem, alguns brasileiros ainda surpreendem e revelam que honestidade é possível em um país que precisa mudar.



Privataria Tucana – Amury Ribeiro Junior (2011)
Sinopse: Esta obra é resultado das investigações do autor sobre a chamada 'Era das Privatizações', promovida pelo governo Fernando Henrique Cardoso. O livro busca trazer à tona os bastidores da política e do empresariado no Brasil à época, e os desvios de dinheiro público.




Mensalão – Marco Antonio Villa (2012)
Sinopse: Esta obra se propõe a apresentar o desenrolar do escândalo e o julgamento dos envolvidos no caso de corrupção da história política brasileira. O ano era 2005 e o governo de Luis Inácio Lula da Silva. No dia 15 de maio, o povo brasileiro descobriu um novo jargão - 'mensalão'. Um vídeo amador vazou na mídia mostrando Mauricio Marinho, um alto funcionário dos Correios, recebendo propina em troca de favorecimento político, que segundo ele, era coordenado pelo até então deputado federal, pelo PTB, Roberto Jefferson. Este, um showman de primeira linha, conseguiu reverter o quadro, e de facilitador do esquema, virou um defensor da justiça e denunciou os envolvidos numa rede de pagamentos de mesadas em troca de apoio político, que segundo ele, partia de homens fortes ligados ao presidente Lula. Entravam na dança José Dirceu, ministro da Casa Civil e braço direito do presidente, José Genuíno, presidente nacional do PT, Delúbio Soares, tesoureiro do partido e Marcos Valério, um publicitário que, segundo o autor deste livro, aparentemente era o homem do dinheiro do esquema. Depois de anos de discursos inflamados, discussões, cassações, choro e desabafo, essa história chegou ao fim. Os principais envolvidos no 'projeto criminoso de poder' de 'macrodelinquência governamental', nas palavras do decano do STF , o ministro Celso de Mello, foram condenados.



2 comentários:

Marli Carmen disse...

Oi, gostei da sua postagem e de ver esses livros aqui. Alguns eu conhecia..
Beijos de segunda para começar a semana bem!

http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

Ana Carvalho disse...

Olá Marli Carmen!
Obrigada por visitar o nosso blog e deixar a sua opinião! Será sempre bem-vinda!
Beijos pra você também e uma ótima semana!

Postar um comentário

Para sugestões e contato, envie-nos um comentário.